Desse texto quero destacar apenas um verbo que é:- “confiarei”! Eu sei que na maioria das vezes é complicado para o homem, confiar em quem não vê, não pode ouvir, não pode tocar, ... mas Esse em quem o autor diz confiar, é o nosso Deus eterno. Ele habita, sim, em luz inacessível, mas enviou ao menos um raio dessa luz sobre nós, o que nos possibilita contemplar, em parte, a Sua glória. Também colocou uma fração da Sua voz em nossa consciência e nos deu condições de dar ouvidos a essa voz. Não sabemos – e nem devemos – definir a Sua forma, mas Ele mesmo colocou em nosso coração um vestígio da Sua forma, o que nos dá o senso do que Ele é.
Apesar das nossas limitação e da cegueira espiritual, o Espírito Santo nos dá a conhecer, com segurança, o que nos é bastante para a vida – e esse pouco que conhecemos, nos basta! Por isso, confio nEle!!!
O nosso Deus é onisciente. Portanto, quando estamos aflitos, enfraquecidos ou somos tentados, Ele o sabe. Não estamos sós!
Aliás, ele perscruta os mais profundos recônditos do nosso pensamento e sabe de tudo que há ali. Enquanto os nossos circunstantes, nos julgam e nos condenam sem ao menos saber o que está em nosso pensamento, Deus sabe de tudo e nos perdoa!!! Também por isso, confio nEle!!!
O nosso Deus é onipotente – pode todas as coisas. Nós não podemos quase nada – e, ainda bem que é assim, pois não temos sabedoria para lidar com o poder. Deus tem todo poder e Sua sabedoria é ilimitada. Por isso Ele pode livrar-nos do perigo iminente, fortalecer-nos a fé vacilante, reacender a chama do amor, consolar o nosso coração ferido, ... Sim, Ele pode tudo – e isso proporciona repouso absoluto da minha alma em Seus braços. Por isso, confio nEle!!!
O nosso Deus nos ama de maneira incompreensível. Aliás, a Sua essência é o amor. Podemos até dizer que o Seu amor é a perfeição das Suas perfeições. Todas as Suas demais perfeições visam o nosso bem-estar. Esse Deus-amor, que nos deu o próprio Filho como resgate da nossa salvação, não nos dará todas as demais coisas com Ele?
Entendo que o amor obriga quem ama, a amar mais ainda. Me atrevo a dizer que Deus está obrigado para comigo, pela lógica do Seu amor. Mas não posso me esquecer de que estou obrigado a “confiar”, com a lógica da minha fé. Por causa desse amor que não entendo mas me beneficia, confio nEle!!!
Alvehy Banks