ErichFromm disse:- “Amar alguém não é apenas um sentimento forte. É uma decisão, um julgamento, uma promessa”.
Engana-se quem pensa e afirma que o amor é suficiente para sustentar um casamento. Muito mais importante que o amor, é o “compromisso”. Sentimentos passam, se alteram, sofrem influências, ... mas o compromisso assumido permanece intocável.
Casamento que se baseia no amor, dificilmente terá futuro. Muitos casais compreendem erradamente o fundamento do casamento e depositam toda esperança e responsabilidade no amor. Ora, o amor é um sentimento que, como os demais sentimentos, pode se alterar e até se acabar. O principal erro está em o casal fundamentar sua união na compreensão que têm do amor emocional e superficial. Se apaixonam, se casam, sentem que o amor se acabou, e pedem o divórcio.
Quer se casar? Bem, o casamento é uma instituição divina para “até que a morte os separe”. Esse deve ser, sempre, o objetivo do casal – envelhecer junto e esperar que a morte faça seu papel inclemente. Fica muito mais fácil e possível, fazer algo quando temos um objetivo em mente, pois quanto mais nos aproximamos da meta proposta, maior será a motivação e a força para o que fazemos.
Lembrem-se dos compromissos assumidos, e sejam firmes e constantes na luta por alcançá-los.
Deus abençoe seu casamento.
Alvehy Banks