É interessante (e frustrante) notar que a maioria dos noivos dá tão pouca importância ao papel do celebrante do seu casamento. Muitos se deixam levar pelo valor que é cobrado. Quanto mais barato, melhor. Só que não é assim que funciona, pois há muitos “celebrantes” que não conseguem captar o sentimento do casal e transformam a cerimônia numa coisa enfadonha e sem emoção, quando não a transformam num vexame. Há que se considerar também que há ‘celebrantes’ se identificando como habilitados para realizar casamento com efeito civil, sem o serem.
Eu sou habilitado para realizar casamento com efeito civil e dou assessoria completa aos noivos quanto ao trâmite cartorial, diminuindo muito o trabalho deles quanto a esse item legal. Ter essa habilitação é de uma responsabilidade legal muito grande.
Se vocês contratarem o meu serviço, terão que ir uma única vez ao Cartório e depois disso, eu assumo as demais providências legais e lhes entrego em mãos a sua Certidão de Casamento.
Costumo entrevistar os noivos e, se possível, conhecer os pais, para entrar nas suas emoções e conhecer um pouco a respeito do que falar, personalizando a mensagem e fazendo com que todos fiquem felizes. Depois da mensagem pronta, eu chamo os noivos para que a ouçam e façam as críticas e sugestões, tornando-a absolutamente aprovada por eles.
Até hoje nunca tive o dissabor de receber críticas desairosas por parte de qualquer casal cujo casamento eu tenha celebrado.
Mas já fiquei muito triste ao ver que muitos noivos não têm medida de gastos com detalhes menos importantes, e alegam não poder pagar o preço do celebrante (que é de extrema importância no contexto), que será filmada (perpetuada) e compartilhada por todos os presentes e que tocará profundamente o coração de todos.
Já fiz cerimônias absolutamente gratuitas, inclusive quanto às taxas que o Cartório cobra, mas para noivos comprovadamente necessitados (até porque o Cartório pede comprovação de incapacidade de arcar com as despesas devidas). E faço isso com muito prazer, e no mesmo nível de qualidade dos que podem pagar.
Eu tenho que valorizar o meu ofício, embora cobre um valor bem menor do que muitos que estão no mercado, e não posso leiloar meu trabalho que é feito com muito carinho e respeito pelos noivos, seus familiares e convidados.
Realizo a cerimônia para noivos de qualquer religião, desquitados, divorciados, noivas grávidas, ... em templos religiosos, buffets, chácaras, ... e em qualquer lugar escolhido.
Para fazer isso em Ribeirão Preto, eu cobro R$ 1.000,00 (mil reais) incluindo toda a assessoria junto ao Cartório. Se for fora de Ribeirão, deve ser acrescido o custo da viagem e hospedagem se necessário.
Tenho várias referências para lhes dar a respeito do meu trabalho, bem como 35 anos de experiência e dedicação.
Vai se casar? Venha conversar comigo, olhando para mim e julgando pelo que ver e ouvir. Terei muito prazer em lhe ajudar.
ALVEHY BANKS