A palavra “carga” é uma tradução mais correta do que “cuidados”, embora sejam muito correlatas. Que “cargas” são essas? Você as conhece muito bem – são as dores físicas e morais, as enfermidades, o cansaço, a falta de recursos, os “milhões” de preocupações do dia-a-dia, ... enfim, são incontáveis as nossas cargas indesejáveis.
Qual é a que está lhe oprimindo mais neste momento? E que recursos você tem usado para superá-las? Há quem faça isso através das distrações e dos prazeres oferecidos. Mau sistema – assim que a diversão acabe, a carga voltará ainda mais pesada que antes.
Alguns tentam lançá-la para bem longe. Também esse sistema não funciona pois as cargas são inevitáveis e estarão onde estivermos. Não tente se desembaraçar dela antes que ela realize seu papel na sua vida, pois ela voltará ainda mais dura e pesada.
Há os que as levam, mas o fazem murmurando e com revolta. Isso também não é bom e não funciona. Rebeliões e murmurações não aliviam ninguém – ao contrário, exasperam ainda mais o quadro, tornando a carga mais insuportável que antes.
Alguns atiram tais cargas sobre os ombros de familiares e amigos mas, mesmo que eles a aceitem seus ombros se cansarão muito depressa.
Há os tendenciosos ao status de heróis, que pretendem fazer sua jornada completamente a sós, num ostracismo cheio de orgulho, na solidão do seu desespero indivisível. Coitados! Com certeza serão esmagados
Que fazer então? Capitular diante dos desafios inevitáveis da vida?
Dê uma olhada para o passado e confira o quanto o Senhor já socorreu você nessa sua caminhada, de passos vacilantes, até aqui. Repare nas mãos poderosas do Senhor sustentando sua vida e, como nos diz um velho hino, “... verás surpreso quanto Deus já fez”!!!
Lance sobre Ele as suas cargas e seja sustentado pelo Seu poder ilimitado. Quais recursos Ele vai usar para lhe ajudar? Bem, isso é da economia de Deus e não nos compete julgar ou determinar – apenas usufruir!!! Com certeza o socorro virá. Talvez Ele fortaleça você para essa empreitada, talvez tire a carga de sobre os seus ombros, talvez o ilumine com Sua luz para que você compreenda qual a razão oculta disso tudo.
Como fazer isso? Bem, creio que seja muito oportuno você se calar, cessar o seu ativismo e procurar “ouvir” Deus, através do meio que Ele quiser usar, soberanamente, para lhe comunicar Sua vontade Santa. Pode ser até através de uma pessoa inesperada.
Não se “preocupe” tanto com as lutas e dificuldades, mas “ocupe-se” em conhecer melhor a Deus e Sua vontade para a sua vida.
“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” I Pe 5.7.
Eu não sei ensinar você como fazer isso, mas se você se aquietar diante dEle, vai ouvir Sua instrução de acordo com sua personalidade, seu caráter, e a dimensão da sua carga.
Faça isso e viva melhor e sem ser abalado.
Alvehy Banks