Antes de mais nada, meus parabéns! Você está prestes a passar por um dos momentos mais emocionantes e importante da vida de um casal!
Agora você terá alguns meses de intenso planejamento, será uma correria e tanto, mas com certeza no final irá valer a pena. Sabendo da correria que é, nós gostaríamos de lhe dar uma forcinha indicando o caminho das pedras. Para isso listamos 5 pontos prioritários que você deve considerar para começar organizar seu grande dia.
1º Decidam, juntos, qual será o tipo de casamento que vocês desejam ter
Vocês já pensaram se querem uma festa pequena, mais íntima ou uma festa grande? No salão ou no campo? Durante o dia, no final da tarde ou à noite? Ou seria melhor na praia ao pôr-do-sol? Essas escolhas influenciam no vestido, nas lembrancinhas e em todo o restante. O melhor nesse momento é conversar e alinhar as expectativas de cada um para o grande dia.
2º Definam quanto vocês pretendem investir na festa
Principalmente no início, chegar em um valor pode ser uma decisão difícil, mas é essencial para definir tudo que vem em seguida. É o orçamento que vai ajudar a filtrar o espaço da festa, a decoração, o buffet e os outros fornecedores.
3º Crie a lista com o número de convidados
Essa lista pode e com certeza será alterada no futuro, mas ter um número aproximado ajuda a planejar o espaço, buffet e outros gastos que estão ligados à quantidade de convidados. Uma dica é ter duas listas, a lista A, com os nomes que não podem faltar, e a lista B, com os nomes que você gostaria de convidar, mas pode deixar de fora caso o orçamento fique apertado.
4º Escolha o local e a data
Exatamente nessa ordem! Não ter uma data fechada vai dar ao casal mais flexibilidade para decidir o espaço da festa e da cerimônia. Não defina uma data primeiro, isso irá lhe restringir com relação ao local. Em vez disso, reserve somente o mês. Mas caso você tenha uma data especial em mente, tente buscar os locais com a maior antecedência possível.
5º Monte um cronograma
Com o orçamento, o número de convidados, local e data definidos, o melhor é listar o que deve ser feito a cada mês. Para lhe ajudar com isso, nós temos um cronograma aqui.